A Importância do piso tátil


Quando tratamos do tema acessibilidade, não temos como deixar de lado o uso do piso tátil. O piso tátil pode parecer um elemento simples, mas, tem total importância no dia a dia das pessoas com mobilidade reduzida (que possuam deficiência visual total ou reduzida).

O piso tátil tem duas funções, a primeira é de orientar e direcionar o trajeto para a pessoa (piso tátil direcional). A segunda função, diz respeito a estabelecer limites de distância que são seguros a pessoa (este é conhecido como piso tátil de alerta).

O piso tátil de alerta é conhecido como “piso de bolinha”. Sua função principal é alertar. Para isso, ele costuma ser instalado em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas; em início e término de escadas e rampas, ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga perceber com a bengala.

O motivo de a cor ser contrastante é para ajudar aquela pessoa que não é cega, mas que tem baixa visão.

Já quando falamos da função do piso tátil direcional é direcionar e orientar o trajeto. Ele é muito importante e utilizado em lugares amplos, onde com a bengala unicamente fique difícil detectar qual direção seguir.

Tanto o piso tátil direcional como o de alerta são importantes mecanismos para promover a acessibilidade. Cabe lembrar que não são colocadas em qualquer lugar. Há um estudo prévio e estratégico para que sua função seja realizada.