Acessibilidade: Como adequar sua empresa ou comércio?
Primeiramente, a acessibilidade é um direito essencial e uma necessidade social, bem como uma obrigatoriedade para todo espaço de trabalho, loja ou comércio.
Portanto, a acessibilidade é importante porque permite que todas as pessoas acessem todos os lugares sem restrições. E quando se trata de tornar uma loja comercial ou seu espaço de trabalho acessível, há que se observar algumas regras.
Porque além de atender às legislações que garantam direitos à pessoa com deficiência, a adequação é uma forma de deixar sua loja ou comércio inclusivo e aberto para todos os consumidores, sem exceções.
Conceituando a acessibilidade
A acessibilidade se faz de mutas maneiras. Através de leis e normas que norteiam esse direito e também por meio da empatia, quando nos colocamos no lugar do outro.
Também com planejamento e/ou modificação dos diferentes espaços visando receber/atender/acolher melhor as pessoas.
Garantir que as pessoas com deficiências – em especial com algum tipo de deficiência física – sejam bem atendidas no seu comércio, faz toda a diferença na qualidade do serviço que você oferece.
Remover obstáculos que impossibilitem ou limitem a locomoção, sinalizar anúncios e cartazes, garantir a segurança no chão, ou seja, ampliar e melhorar o acesso é materializar a acessibilidade.
É preciso pensar em todos os perfis de PcD e em suas especificidades, como os que utilizam algum tipo de aparelho para auxiliar a sua mobilidade como: cadeira de rodas, bengala, muletas, andadores e outros. Isso porque cada um desse PcD vai precisar de um suporte/auxílio diferente.
Por que adequar sua empresa ou comércio para a acessibilidade?
Porque isso mostra que você comerciante/lojista valoriza muito seu cliente, seu público alvo e a comunidade que você atende.
E para manter uma loja 100% acessível é preciso conhecer as leis locais e federais e estar disposto a melhorar a estrutura física sempre que se deparar com uma condição de exclusão. Visando sempre sanar as falhas no seu atendimento e pensando sempre no acolhimento, conforto e comodidade de sua cliente.
Nessa orientação de adequação do espaço e modificação física do ambiente para melhor receber as pessoas com deficiências, é essencial ouvi-las. Afinal, quem melhor para contribuir com soluções do que a própria pessoa PcD?
Então, colocar uma caixinha de sugestões na porta do seu comércio ou fazer uma pesquisa de opinião com esse público alvo fará toda a diferença nessa missão!
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Antes de tudo, é um direito fundamental de toda pessoa ter acesso livre ao comércio, seja qual for as suas condições de mobilidade e/ou comunicação. Sendo assim, a acessibilidade precisa ser garantida em todos os segmentos para todos os tipos de clientes/consumidores.
Mas não se assuste: procure orientação especializada e adeque seu ambiente aos poucos, de forma planejada, profissional e bem orientada.
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Desafios da acessibilidade nas lojas e comércios
As pessoas com deficiência física – principalmente as que utilizam cadeira de rodas ou que tenham algum tipo dificuldade motora ou mobilidade reduzida – andam à margem da sociedade. Muitos necessitam de auxilio de terceiros para se locomover em qualquer espaço físico.
Isso porque não são consideradas, na prática, do ponto de vista da acessibilidade, tendo assegurado seu pleno direito de ir e vir.
Assim, o ponto crucial é trabalhar para que a pessoa com deficiência sinta-se tratada com respeito e empatia, mas também como autonomia. O que é um direito das pessoas com deficiência.
Entretanto, para o comerciante/lojista fica o dever e a responsabilidade de considerar o critério da liberdade e individualidade de seu cliente PcD.
É importante também evitar constrangê-lo ao prestar o atendimento, o que exige capacitar sua equipe de funcionários com conscientização, sensibilização e capacitação continuada.
Afinal, a primeira regra da acessibilidade é mudar a atitude preconceituosa de senso comum e adotar uma abordagem humanizada e respeitosa.
Para as pessoas com deficiências o dia a dia é desafiador, e isso acaba se reproduzindo também quando o PcD entra uma loja, mercado ou empresa para efetuar uma compra ou solicitar um serviço.
Sendo assim, o ideal é que o comerciante se antecipe e preveja os diferentes tipos de suporte que a população PcD possa necessitar.
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Por fim, um checklist de acessibilidade para adequar sua empresa ou comércio
- piso tátil antiderrapante, barras de segurança e portas largas nos banheiros;
- elevadores adaptados;
- bebedouro com tamanhos acessíveis;
- rampas de acesso (com inclinação adequada) na entrada e, se necessário, dentro do comércio;
- estacionamento com demarcação e sinalização do espaço para o PcD;
- avisos sonoros;
- cardápios e encartes em braille;
- sinalização por cores;
- rampas nas entradas e saídas da loja;
- 5% dos sanitários com barras de apoio, piso nivelado e espaço para manobra de cadeirantes;
- vagas exclusivas para pessoas com deficiência e idosos;
- área de circulação da loja com medidas mínimas de 0,80m X 1,20m;
- piso e sinalização tátil nas áreas de circulação de pedestres;
- sinalização sonora para situações de emergência;
- calçada rebaixada;
- faixa direcional para cegos, dentro do estabelecimento e no entorno;
- banners e cartazes com fontes aumentadas e cores contrastantes, etc.
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, Eliece Helena Santos. Acessibilidade e Inclusão de pessoas com deficiência na Faculdade de Direito da UFBA. 86 f. il. Orientadora: Profª. Drª. Sônia R. Sampaio Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/20772/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O-ELIECE%20HELENA%20SANTOS%20ARAUJO%202.pdf. Acesso em: 30 de junho de 2025.
SAIBA como deixar a loja mais inclusiva e com acessibilidade. Mart Martins – março 13, 2024. Disponível em: https://www.falamart.com.br/acessibilidade-na-loja/. Acesso em: 30 de junho de 2025.