O que é a norma NBR 9050?


A NBR 9050 pode ser definida como uma norma reguladora, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define os aspectos de acessibilidade que devem ser observados nas construções urbanas.

É nela que encontramos os parâmetros técnicos que auxiliam a tornar determinada obra mais acessível, tanto quando falamos em construção como na reforma dessas construções. Esses parâmetros envolvem o mobiliário, a sinalização, o tamanho dos cômodos e das passagens, o tipo de piso, entre outros fatores.

A NBR 9050 faz menção a diversos tipos de orientações: sinalização horizontal e vertical; tamanho dos banheiros; características dos pisos; espaço de circulação adequado para uma cadeira de rodas; rampas de acesso informações em braile; estacionamentos acessíveis; entre outras.

Em termos práticos, a NBR 9050 é importante por incluir uma parcela significativa da população, para proporcionar facilidade de mobilidade, de qualidade de vida e de acesso à serviços básicos.

Conforme dados do IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, um percentual de 25% da nossa população. Mesmo assim, infelizmente a acessibilidade ainda é um tema distante da realidade de muitas pessoas.

Além dos deficientes, os parâmetros trazidos NBR 9050 também têm por objetivo tornar mais simples o dia a dia de pessoas com mobilidade reduzida, sejam crianças, adultos, idosos e até mesmo as gestantes.