Inovações em Acessibilidade


A tecnologia é um importante instrumento de inovação quando falamos sobre a acessibilidade. Proporcionar melhorias aos que precisam, deve ser o objetivo de toda a sociedade.

Pensando nisso, foram criadas várias inovações, e queremos trazer aqui algumas delas:

Impressora de braile portátil: ela é leve, de baixo custo e fácil de transportar. Para fazê-la é utilizada três chapas de plástico perfuradas, e o papel é colocado entre as primeiras duas placas que formam a base. A pessoa coloca uma série de pinos de plástico na placa-base formando o sistema Braille. A impressora serve como um guia de braille, tornando possível seu uso a qualquer pessoa, mesmo as que não estão acostumadas com o sistema de códigos.

Velcro para substituir botões: é uma invenção para ajudar pessoas que possuem dificuldade de abotoar e desabotoar calças e outras roupas com botões. O método de fechamento por velcro é o jeito mais fácil e acessível para quem possui dificuldade. Esse método é tão simples que pode ser feito até mesmo de forma manual por um amigo ou familiar, ou então, uma costureira dará um bom jeito.

Estação de aprendizagem de forma interativa: é uma estação de aprendizagem também conhecida como “TAPit”, ela proporciona ajuste motorizado de altura e inclinação de telas, além de outros recursos, como por exemplo, monitor de reconhecimento de toque e fácil mobilização pelas rodas de nível hospitalar. Já nas salas de aula, seu uso torna a aprendizagem mais confortável e simples aos alunos