Acessibilidade natural você sabe o que é? A acessibilidade natural refere-se à extinção de barreiras que são comuns na natureza e que dificultam o livre acesso das pessoas com deficiências ao meio ambiente.
Principalmente, a acessibilidade natural acesso proporciona à população PcD à experiência de uma proximidade maior com a natureza.
Isso inclui o livre trânsito junto ao meio ambiente, maior participação na vida social, além de incremento na qualidade de vida, saúde e lazer!
Precisando de ajuda para tornar seu projeto arquitetônico mais acessível? Clique aqui: Arquitetura Acessível, Legalização e Autovistoria Predial no Rio de Janeiro!
Desafios da acessibilidade natural
Antes de mais nada, a acessibilidade natural serve para levar a pessoa PcD até onde ela quiser, seja uma caminhada em grupo numa trilha ecológica, ou mesmo uma visita guiada a um parque.
Para isso, as vias de acesso à natureza precisam existir para todos, sendo inclusivas e estando disponíveis sempre que necessário.
Um cadeirante, por exemplo, terá dificuldades em se locomover em uma vegetação irregular, ou numa calçada repleta de árvores, se não houver modificações.
Por isso, o desafio da acessibilidade natural é repensar e tornar os espaços naturais com alternativas para o pleno acesso à pessoas com deficiências.
Leia também: Turismo acessível no Fim de Ano: destinos e roteiros para todos
Como praticar a acessibilidade natural?
Antes de tudo, é preciso falar sobre o assunto, demonstrando a importância do tema ao abordá-lo. Isso é muito importante para conscientizar e sensibilizar a população sobre a necessidade da acessibilidade natural para as pessoas com deficiências.
Em seguida, é necessário viabilizar o acesso à natureza para as pessoas PcD. É possível facilitar a acessibilidade natural através de projetos e iniciativas que ofereçam estruturas e meios de acesso ao ambiente natural, tais como:
Guias capacitados para visitas organizadas à parques, rotinas descritivas, rampas largas e seguras, rodas anfíbias para que as pessoas possam se locomover pela areia da praia e tomar um banho de mar, etc.
Leia mais em: Acessibilidade na área da saúde: o que é e quais os desafios?
Também é preciso requerer do poder público essa forma de inclusão, bem como as modificações/adaptações necessárias para o ampliar o acesso ao ambiente natural. Além de organizar iniciativas de inclusão em espaços já existentes na cidade e no campo.
Isso porque a acessibilidade natural é um direito da população PcD e um dever do Estado, bem como de toda a sociedade – em prol da inclusão social.
Iniciativas que já deram certo
Algumas soluções nesse sentido já deram certo em algumas cidades, como a iniciativa “Nascente Azul” em Bonito/MS, cujo principal atrativo é promover a igualdade através da acessibilidade natural.
Isso porque se entende que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza.
Como um dos únicos empreendimentos em Bonito (e no país) que investe em inclusão, a Nascente Azul promove visitas técnicas dentro de um programa de Turismo Acessível que leva a pessoa PcD às belezas naturais do lugar.
Por exemplo, no caso de turistas com necessidades visuais especiais, todas as atrações contam com um guia especializado para narrar cada detalhe do ambiente sendo visitado pelo turista
As experiências e a estrutura de acessibilidade oferecidas pela iniciativa torna possível para a pessoa com deficiência a experiência de vivenciar o turismo acessível através da acessibilidade natural para todos.
Encontre a gente também no Instagram! ETFA Arquitetura acessível no RJ
Dentre caminhadas na natureza, experiências com flutuação na água e descrição das paisagens pelo guias especializados, a acessibilidade natural supera limites e barreiras através da inclusão.
Um dos propósitos da iniciativa é promover a igualdade através da acessibilidade. Isso porque entende-se que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza.
Portanto, é essencial investir em inclusão ao garantir recursos que viabilizem a acessibilidade natural, perfazendo assim os ideais de igualdade e cidadania para todos.
REFERÊNCIAS:
CONHEÇA 7 tipos de acessibilidade para tornar nossa sociedade mais inclusiva. © Fundação Dorina Nowill para Cegos 2025. Disponível em: https://fundacaodorina.org.br/blog/sete-tipos-de-acessibilidade/#:~:text=Acessibilidade%20natural,uma%20cal%C3%A7ada%20repleta%20de%20%C3%A1rvores.. Acesso em: 09 de maio de 2025.
OLIVA, Cláudio Lacerda. Nascente Azul se destaca como atrativo que oferece acessibilidade em Bonito. Publicado em 25/10/2023 às 19:30. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/turismo/nascente-azul-se-destaca-como-atrativo-que-oferece-acessibilidade-em-bonito-1.985313. Acesso em: 09 de maio de 2025.