Para que a pessoa surda seja devidamente inclusa na sociedade, é preciso, antes de mais nada, garantir a ela uma educação acessível, bilíngue e de qualidade. O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, é em exemplo desse tipo de educação, sendo uma das mais antigas e importantes referências em acessibilidade na América Latina.
Esse centro foi fundado no ano de 1857 por Dom Pedro II e atua de forma abrangente, promovendo não só a educação, mas também a pesquisa, a formação de professores e a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
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INES: o que é e como funciona?
O Instituto Nacional de Educação de Surdos é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é, em primeiro lugar, promover a inclusão e garantir o acesso à LIBRAS e à Língua Portuguesa, atuando em diversas frentes:
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Educação infantil, fundamental e média para estudantes surdos: A Educação Básica, que é oferecida no Colégio de Aplicação (CAp/INES), da conta da Educação Precoce (de recém nascidos a três anos), Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo também a modalidade Educação de Jovens e Adultos, conforme consta em sua plataforma institucional.
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Formação de professores especializados: o instituto forma, de modo bilíngue e em diferentes modalidades (presencial e a distância) profissionais surdos e não surdos na Licenciatura em Pedagogia.
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Produção e difusão de materiais didáticos em LIBRAS: pesquisas desenvolvidas pelo INES servem para a construção e distribuição de instrumentos técnicos e materiais pedagógicos em diferentes mídias, como o Dicionário de LIBRAS, Literatura infantil em LIBRAS e Música Popular Brasileira em LIBRAS (DVDs), por exemplo.
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Atendimento clínico e fonoaudiológico: o INES também atua no campo da saúde, realizando avaliação audiológica de seus alunos e na detecção precoce da surdez, orientando os responsáveis sobre encaminhamento fonoaudiológico caso preciso for.
A importância da educação bilíngue para surdos
A base da atuação do INES é o modelo bilíngue de educação, que valoriza a LIBRAS como primeira língua das pessoas surdas. Já a Língua Portuguesa como segunda língua (principalmente na modalidade escrita). Essa abordagem reconhece as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda.
Isso evidencia o respeito ao direito da pessoa surda de se comunicar e aprender de forma plena. Ao contrário de modelos puramente oralistas — que forçam o uso exclusivo da fala —, a educação bilíngue promove maior autonomia e acesso ao conhecimento de maneira mais ampla.
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O impacto social do INES
O trabalho desenvolvido pelo INES transforma vidas não apenas pela educação, mas pela criação de comunidade. Crianças surdas poderão encontrar no instituto um espaço de acolhimento e desenvolvimento pessoal. Com acesso à LIBRAS desde cedo, elas se tornam capazes de aprender com mais independência e construir sua identidade cultural ativamente.
Segundo a página do INES, existem uma preocupação para com a qualificação de seus estudantes. Além disso, há um processo extensivo de preparação para o mercado de trabalho. Não somente são ofertados cursos preparatórios, mas também assistência técnica às empresas que as receberão essas pessoas.
Essa é uma demonstração real e palpável do poder do ensino acessível e da cidadania. Com o auxílio do instituto, pessoas surdas encontram uma oportunidade de atingir todo seu potencial. Isso quer dizer que elas poderão maximizar seus pontos fortes e talentos sem o empecilho da falta de suporte para suas necessidades como cidadãos.
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Desafios e perspectivas para o futuro
Apesar de todos os avanços das últimas décadas, o número de escolas com ensino bilíngue no Brasil ainda é baixo, e muitos professores não têm formação adequada para trabalhar com estudantes surdos. Além disso, a falta de políticas públicas específicas para a educação de surdos em muitas regiões do país limita o acesso à inclusão.
Em um momento em que se discute o fortalecimento da educação na perspectiva inclusiva, o papel do INES se torna ainda maior. A inauguração dessa escola – que tem como grande objetivo a integração total da pessoa surda ao corpo social e desenvolvimento de conhecimento sobre a surdez – foi um marco importante para a comunidade surda brasileira.
Como pioneiro em muitas frentes, o INES segue como a referencia número um no Brasil na área da surdez. Valorizar instituições como o INES é garantir que a acessibilidade na educação seja, de fato, um direito de todos. Afinal, o respeito às diferenças e a comunicação efetiva também fazem parte do conceito de inclusão.