Antes de mais nada, você precisa saber que existe uma relação direta entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a questão da acessibilidade.
O ponto em comum é a transformação local e global para um mundo melhor para todos. E, é claro, um mundo melhor é impossível sem a acessibilidade.
Isso porque através da acessibilidade todos podem livremente acessar os espaços que quiserem, sem restrições. Ou seja, pleno acesso à lugares, espaços e direitos.
Saiba mais: Conheça os 17 objetivos e as 169 metas dos ODS e a Agenda 2030 da ONU
Qual a importância dos ODS da ONU e sua relação com a acessibilidade?
A importância da ODS reside nos benefícios decorrentes do plano de ação global das ações orientadoras, estratégicas e interventivas, para sanar os grandes e principais problemas sociais.
Dentre eles, eliminar a pobreza extrema e a fome, melhorar a qualidade da educação pública e estendê-la para todos. Além disso, proteger o planeta (afinal, dependemos do meio ambiente para sobreviver).
Isso implica em promover parcerias com as diversas comunidades ao redor do globo. Isso porque grandes transformações exigem uma força tarefa coletiva, certo?
Então, a relevância dos ODS está em seu potencial de transformação. Porque…reflita: quem não quer uma sociedades mais pacífica, justa e inclusiva para viver com mais segurança e qualidade de vida?
Assim, contribuir para realizar os ODS é tarefa individual e coletiva…e para já! A meta maior é realizar mudanças significativas até 2030!
Tais esforços se orientam pelo objetivo maior de um desenvolvimento sustentável, que proteja pessoas, comunidades, culturas e povos diversos com equidade e justiça social.
Precisando de ajuda para tornar seu projeto arquitetônico mais acessível? Arquitetura Acessível, Legalização e Autovistoria Predial no Rio de Janeiro!
17 objetivos para transformar o mundo para melhor
Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Isso significa, necessariamente, um mundo mais acessível, onde todos possam circular, se comunicar, trabalhar, acessar, interagir e usufruir plena e igualmente.
Portanto, a lista de objetivos e metas incorpora compromissos para todos, principalmente para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento, bem como a igualdade de gênero.
Historicamente, os 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, comprometeram-se a adotar a chamada Agenda Pós-2015, considerada uma das mais ambiciosas da história da diplomacia internacional.
A partir dessa agenda social compartilhada, as nações trabalharão juntas para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas respectivas esferas de atuação.
Leia mais em: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Sobre os ícones da ODS: Símbolos que nos lembram dos objetivos a serem realizados!
Antes de tudo, a marca visual dessa agenda sinaliza o compromisso internacional da organização em defender e garantir seus objetivos e metas.
Como mostra o cartas de símbolos acima, os ícones coloridos mostram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável presentes na logomarca da ONU (Imagem: Edição. Créditos: Divulgação/ ONU).
A imagem centraliza a figura de perfil de uma pessoa cadeirante em movimento. Isso evidencia o compromisso global para com a questão da acessibilidade.
Isso obviamente inclui o pressuposto da acessibilidade, que deve sempre estar presente em todas as ações dessa agenda de cooperação mútua entre os países ao redor do globo.
Entretanto, precisamos lembrar que essas “figurinhas” coloridas não são apenas enfeites, mas sim lembretes de uma tarefa a ser realizada por todos – pessoas, organizações e países.
Trata-se de um compromisso social que precisa ser levado a sério, para que tenhamos chance de tenhamos chance de realmente mudas as cosias.
Finalmente, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio também incluem novos objetivos e metas relacionados: proteção da criança e do adolescente, educação infantil e redução das desigualdades.
Mas novamente, voltamos ao tema do acesso a espaços, lugares e direitos: acesso à condições melhores de vida, trabalho, lazer, moradia, saúde, educação, etc.
O que nos leva à questão de que talvez a acessibilidade necessite de um ODS somente dela, como forma de dar melhor ênfase e centralidade para a luta por acessibilidade dentro da agenda de 2030. Segue abaixo, portanto, a petição coletiva:
Assine a petição em: Atualização do abaixo-assinado Acessibilidade para todos, como o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável! A Campanha pelo 18º ODS continua! Por Cid Torquato
Encontre a gente também no Instagram! ETFA Arquitetura acessível no RJ
REFERÊNCIAS:
TORQUATO, Cid. Acessibilidade para todos como o 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável! Atualização do abaixo-assinado: A campanha pelo 18º ODS continua! São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.change.org/p/casa-onu-brasil-quadra-802-conjunto-c-lote-17-setor-de-embaixadas-norte-cep-70800-400-bras%C3%ADlia-d-acessibilidade-para-todos-como-o-18o-objetivo-de-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel/u/30424121. Acesso em: 23 de junho de 2025.
UNICEF. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UNICEF no Brasil – 2025. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 23 de junho de 2025.
CARPI, Rafael F. Acessibilidade Para Todos: Campanha do 18º ODS chega à Argentina, mas precisa de maior adesão. Blog © 2025 Jornalista Inclusivo – 13/04/2022. Disponível em: